Ensino Fundamental

A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.

Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.

A passagem para o 6º ano desafia o aluno a interagir com diversos professores. Com instalações, equipamentos e materiais específicos para cada disciplina, as aulas possibilitam contato direto e profundo com os temas apresentados em aula.

Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares. Procedimentos pedagógicos são trabalhados e fornecem aos alunos as condições necessárias para que sejam agentes no processo de construção do conhecimento. Assim, algumas palavras passam a marcar o cotidiano: observar, registrar, deduzir, prever, antecipar, reformular, opinar, entre outras. Palavras que se traduzem em ações. Ações que levam o aluno a descobrir na prática que o conteúdo aprendido não é um fim, mas antes um caminho, que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.

Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses, transformando-se em coordenador e organizador dos saberes, o professor orienta as formas de estudar e pesquisar, bem como incentiva a leitura e a escrita. Cabe a ele apresentar os conteúdos e atividades de modo que os alunos compreendam o porquê e para que aprendem. Assim, desenvolvem expectativas positivas em relação à aprendizagem e sentem-se motivados para o trabalho escolar.

Assumindo o compromisso de uma educação ampla e constantemente renovada, o Colégio Alternativo busca integrar, ao dia a dia da escola, conceitos de ética, cidadania e valores – Inovação: para acompanhar as mudanças sociais; Relacionamento: para tornar o processo ensino-aprendizagem mais humano; Integridade: para realizar um trabalho ético; Transparência: na eficácia de seus serviços.

Ana Léia Assis Parentes da Silva

Professora - 2° Ano Ensino Fundamental I

analeiaparente@hotmail.com

Curso Superior em Pedagogia.

Ana Maria Onofre Santos

Professora - Ensino Fundamental II

anjomel25@hotmail.com

Curso Superior em Letras.

Andréia Mendes Passos

Professora

andreiamendesp@hotmail.com

Curso Superior em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Edilaine Aparecida Silva

Professora - 3º ano Ensino Fundamental Matutino

edysilva1988@hotmail.com

Hanna Veronica da Silva Fernandes

Professora - Inglês

hannaveronicafer@gmail.com

Leila Aparecida Bettoni

Professora - Educação Física do Ensino Fundamental I e II

leyllabettoni@hotmail.com

Curso Superior: Licenciatura em Educação Física.

Liliane Aparecida Estavas

Professora - Inglês