Colégio Alternativo

Alternativo oferece aula de mindfulness e meditação a alunos que vão fazer ENEM

03/11/2016 às 14:01

Ansiedade, expectativa, autocobrança. Para os vestibulandos, a pressão dos exames que decidirão seu futuro pode desencadear um grave desequilíbrio emocional. Por isso, técnicas que estimulam a atenção e a calma podem ser fundamentais neste momento.

Em uma iniciativa pioneira no estado, o Colégio AlternativoUnicesumar realizou nesta quinta-feira, 3 de novembro, um bate-papo com os alunos sobre a importância de lidar melhor com a pressão e as cobranças que antecedem a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos vestibulares.

Com o objetivo de ajudá-los a entender e controlar as emoções decorrentes desse momento importante na formação, a conversa foi conduzida pelo psicólogo Leonardo Girotto de Oliveira, parceiro do Colégio AlternativoUnicesumar em iniciativas que envolvem bem-estar e qualidade de vida. De acordo com o profissional, é comum que os alunos fiquem ansiosos em véspera de exames e vestibulares. Mas ele adverte que isso pode comprometer seriamente o desempenho no grande dia.

“Muitos alunos se preparam exaustivamente para as provas e têm uma grande chance de se sair bem”, ele observa. “Mas quando chega o momento do teste, acabam ficando aquém do que podem por ficarem muito ansiosos. Se não gerenciarmos bem essa emoção, a ansiedade, isso pode pôr tudo a perder”.

Baseada na atenção ao momento presente, a prática de Mindfulness ou Atenção Plena auxilia nos processos de entendimento e manutenção das emoções do dia a dia, sendo uma ótima forma de tratamento da ansiedade. Por isso, Leonardo, que é idealizador do Instituto Calma Mente, especializado em Educação Emocional e Mindfulness, ensinou algumas técnicas para os alunos. Durante uma hora e meia, eles puderam falar sobre suas emoções e entender como a atenção plena pode ajudá-los a lidar melhor com a pressão dos exames.

A iniciativa surge da busca do Colégio Alternativo pela integração entre a educação das emoções e a educação do intelecto, possibilitando que seus alunos sejam mais felizes e realizados em suas vidas. Com um olhar voltado para o coração e não só para a mente, as crianças crescem preparadas para um exercício mais pleno de sua cidadania, construindo um mundo mais compassivo e realizado.

Copyright ©2021 - Todos os direitos reservados.

DÚVIDAS?

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ!
Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!