Colégio Alternativo

Saiba a importância do descanso na preparação para o Enem

04/11/2016 às 07:35

Fonte: G1

 

 

Além de estudar, o jovem que se prepara para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado (5) e domingo (6) precisa descansar. [Veja vídeo acima]. Especialistas ouvidos pelo Projeto Educação ressaltam que dormir bem nestes dias antes da realização das provas ativa o cérebro e renova as energias para encarar uma maratona de testes que envolve as mais diversas áreas do conhecimento.

 

O médico neurologista especializado em sono, João Eudes Magalhães, não deixa dúvidas: ter uma rotina de descanso é essencial. Por isso, para relaxar de verdade, é preciso se livrar de todo estímulo provocado por aparelhos eletrônicos, como a televisão e o celular, antes de dormir.

 

“O horário de desligar a televisão, computador, celular, até porque a estimulação deles, tanto luminosa quanto sonora, e até de campo eletromagnético que eles criam, isso é ruim para o momento do sono”, atesta.

 

Ainda de acordo com o especialista, se o candidato tiver problema de insônia, não deve tomar remédios por conta própria. Nesses casos, é preferível tomar um banho relaxante, por exemplo.

 

“O corpo precisa dos sonos profundos das primeiras horas de sono, para ele se reestruturar, se reorganizar, e a mente também realmente precisa das horas finais, que é onde predominam as fases do sono em que a atividade cerebral é mais acelerada, em que ocorrem os sonhos, que é o momento que o cérebro tem de reorganizar, inclusive, memórias. Então, é importante para a prova também”, explica.

 

Outro aspecto importante é ter conforto na hora de revisar os assuntos. A arquiteta Andrea Calabria mostra como a organização do quarto ajuda nesse processo. “É bem melhor você colocar uma mesa de frente para uma janela, você vendo o exterior, do que voltada para uma parede, que fica meio claustrofóbica para a pessoa que está estudando”, diz.

 

A arquiteta lembra ainda que manter o quarto arrumado contribui para diminuir a ansiedade. “Eu acho que a melhor pedida é cama deixar para dormir realmente, porque o seu cérebro já vai preparado, cama para dormir, mesa para estudar. Essa separação eu acho que é superimportante”, recomenda.

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