Colégio Alternativo

PROJETOS

Olimpíadas Cientificas

01 de Janeiro de 2018

Mais do que medalhas e diplomas de participação, as Olimpíadas de Matemática proporcionam a estudantes e professores, novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos.

As questões das Olimpíadas de Matemática, envolvem pouco conhecimento específico, mas exigem muita capacidade de criar e de improvisar.

Muitas escolas utilizam os resultados que conquistam nas Olimpíadas de Matemática como argumento de autoridade na divulgação de sua excelência acadêmica. Em algumas regiões do Brasil, os resultados nas olimpíadas são mais valiosos que a as aprovações nos vestibulares. E isso cresce a cada ano, principalmente depois que a OBMep (Olimpíada Brasileira das escolas públicas), em 2017, incluiu a participação de escolas particulares. Isso sem contar que importantes universidades, como a Unicamp, por exemplo, já destinou 90 vagas para medalhistas olímpicos no lugar do vestibular tradicional.

Qual o objetivo das Olimpíadas de Matemática?
• Descobrir e estimular talentos.

• Contribuir para a melhoria do ensino.

• Favorecer o relacionamento entre alunos e professores.

E qual o objetivo da Olimpíada Unificada de Matemática?

A O.U.Mat. é uma preparação, um treinamento, para as principais Olimpíadas Brasileiras de Matemática. Serve também para estimular a participação de alunos e professores e premiar os alunos que se destacam.

Como funciona a OUMat? A Olimpíada Unificada de Matemática é um evento interno da escola, ou seja, não é uma competição entre estudantes de diferentes escolas. Isso significa que todas as escolas participantes terão alunos premiados.

A prova da O.U.Mat. será realizada no dia 06 de maio, no horário de aula, envolvendo a participação da totalidade de alunos da escola. Mesmo os alunos que dizem não gostar de matemática irão gostar do estilo da prova, pois ela não exige profundos conhecimentos matemáticos, nem um excessivo número de fórmulas. É mais uma prova de raciocínio lógico, criatividade e disposição para resolver problemas. A prova é tão interessante, que muitos alunos descobrem o gosto pela matemática ao participar de um evento como esse.

Quais anos/séries poderão participar? Qual a composição e duração da prova?

Teremos três níveis na O.U.Mat., com provas adequadas para cada idade:

• Nível 1 : 6o e 7o anos;

• Nível 2: 8o e 9o anos;

• Nível 3: 1o e 2o anos do Ensino Médio.

A prova de cada nível será composta por 12 questões de múltipla escolha e 3 questões dissertativas. O tempo máximo para a resolução da prova é de 90 minutos (aproximadamente duas aulas). A correção será feita pelos professores da própria escola.

Como será a premiação?

Entregará 10 medalhas para cada nível, em um total de 30 medalhas. Todos os participantes receberão certificados. 

(66) 3520-3300
Rua dos Cajueiros, 1040 - Sinop/MT
CEP: 78550-330

Receba Nossas Novidades

Copyright ©2020 - Todos os direitos reservados.

DÚVIDAS?

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ!
Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!